O desenvolvimento humano segundo a perspetiva de Vygotsky:

O desenvolvimento humano.
As perspetivas de desenvolvimento humano são abordagens teóricas que visam explicar como os indivíduos mudam e crescem ao longo da vida. Entre estas perspetivas, destacam-se as seguintes: evolucionismo, perspetivas psicanalíticas, perspetivas humanistas, perspetivas maturacionistas, perspetivas psicossociais, perspetivas cognitivistas e construtivistas, perspetivas etológicas e de vinculação, perspetiva bioecológica e perspetiva life-span.
A teoria que vou apresentar, de Lev Vygotsky, é classificada como uma perspetiva construtivista. O construtivismo é uma abordagem teórica sobre a forma como as pessoas aprendem e desenvolvem o conhecimento. Esta teoria parte da ideia de que o conhecimento não é simplesmente transmitido de uma pessoa para outra (como num modelo tradicional de ensino), mas sim construído ativamente pelo próprio sujeito, com base na conjugação das suas experiências e interações.
O construtivismo de Vygotsky é denominado construtivismo sociocultural pois apresenta particularidades em certos aspetos, quando comparada a outras perspetivas construtivistas, como a de Piaget. Vygotsky acreditava que o conhecimento é construído ativamente e enfatizava fortemente o papel do ambiente social, da linguagem e da cultura no processo de aprendizagem.
Enquanto Piaget apresenta um construtivismo mais individual, centrado na ação da criança(no caso da psicologia do desenvolvimento infantil) sobre o meio, Vygotsky advoga um construtivismo mais social, centrado na interação com o outro e na cultura.
Lev Semionovitch Vygotsky
A título introdutório, o sociointeracionismo de Vygotsky é uma teoria que propõe que as crianças nascem com funções psicológicas elementares e que, com a aprendizagem da cultura e com as experiências, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores. Assim sendo, esta teoria valoriza a importância da dimensão sociocultural no contexto da aprendizagem, dando relevância ao contexto histórico, social e cultural em que se insere o indivíduo.
O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal expressa a ideia de que, em qualquer idade, o potencial de compreensão e de resolução de problemas é superior à capacidade real de compreensão e de resolução dos mesmos.
A ZDP consiste, pois, na distância entre o nível atual de desenvolvimento(determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente) e o nível de desenvolvimento potencial (determinado pela capacidade de resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros sujeitos mais capazes).

Imagem que ilustra as 3 zonas de desenvolvimento apresentadas por Vygotsky.
Fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=33dvJXFfbpI&pp=0gcJCdgAo7VqN5tD</p>
Conceitos essenciais:
- Zona de Desenvolvimento Real: designa as funções mentais já adquiridas, resultado do ciclo de desenvolvimento já completado(ex: uma criança de 4 anos já consegue resolver um puzzle de 12 peças)
- Zona de Desenvolvimento Potencial: refere-se ao que o sujeito pode aprender com o outro, cuja aprendizagem se encontra num nível mais elevado(potencial); aquilo que ainda não conseguimos fazer, mas um dia podemos vir a conseguir(ex:a criança vir a resolver um puzzle de 24 peças);
- Zona de Desenvolvimento Proximal: refere-se ao espaço entre o que já somos capazes de fazer sozinhos( zona real) e o que ainda podemos vir a desenvolver(zona potencial), isto é, as funções mentais ainda em processo de maturação.
Apesar do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ter surgido perante o estudo de Vygotsky no âmbito da psicologia do desenvolvimento infantil, a ZDP aplica-se a todas as idades e a diversas situações de aprendizagem (para além da situação mais óbvia, que é a situação entre um aluno e um professor na qual ocorre o seguinte: um professor desafia o aluno para uma tarefa que este não se sente capaz de realizar,assim, o que o professor está a propor é precisamente que, com a sua ajuda, o aluno trabalhe a sua zona de desenvolvimento proximal, pois o professor acredita que na zona de desenvolvimento potencial do aluno está a capacidade para resolver a tarefa).
No contexto da psicologia do desenvolvimento infantil , a ZDP é um domínio psicológico em constante transformação e no qual a criança se desenvolve com o auxílio de outras crianças e de adultos experientes.
Através da interação estruturada com o meio (processos sociais e externos) e da interiorização (processos individuais e internos), é possível aproximar, de forma gradual, as capacidades reais das capacidades potenciais. Assim, Vygotsky defendia que não faz sentido promover a aprendizagem sem ter em conta a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para que a aprendizagem seja bem-sucedida, é fundamental que os desafios propostos não sejam nem demasiado fáceis, nem excessivamente difíceis.
Exemplo de Zona de Desenvolvimento Proximal na educação (de crianças):
Um estudante é capaz de realizar uma simples conta de somar quando trabalha com um professor ou um pai, mas fica frustrado quando executa a tarefa sozinho pois não a consegue realizar. Ao orientar o aluno de modo a que ele use ferramentas e estratégias e fazendo perguntas que o encaminhem para o raciocínio correto , o aluno é capaz de fortalecer o seu conhecimento e, eventualmente, fazer contas de somar de forma independente.

- No exemplo desta imagem, podemos observar uma criança com dificuldade em atribuir as formas aos seus respetivos pares, resultando na atribuição errada das mesmas. Com a interação social com um adulto, que permitiu orientar o seu raciocínio, a criança passou a compreender o que era pretendido que ela fizesse naquela situação/tarefa e, eventualmente, conseguiu completar a tarefa de forma autónoma mais tarde.
Para Vygotsky, a linguagem e o pensamento são dois conceitos-chave que contribuem ativamente para os processos educacionais, uma vez que a ZDP configura estratégias de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo enquanto estudante, e do ser humano enquanto ser social e ser em contacto permanente com o mundo.
Para concluir, apresento uma célebre frase de Vygotsky que resume o princípio central do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e a ideia de que o desenvolvimento humano ocorre primeiro no plano social (com o outro) e depois no plano individual (através da interiorização): "Aquilo que a criança consegue fazer hoje com ajuda, será capaz de fazer sozinha amanhã."
-Manual “Nós, de novo”;
- https://raphaelpequeno.com/zona-de-desenvolvimento-proximal-vigotski/</p> ;
- https://br.psicologia-online.com/teoria-sociocultural-de-vygotsky-509.html</p> ;
-https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Zona_de_desenvolvimento_proximal</p> ;
-https://people.web.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf</p> ;
- https://psicoativo.com/2016/07/exemplos-de-zona-de-desenvolvimento-proximal.html</p> .