O desenvolvimento humano segundo a perspetiva de Vygotsky:

O desenvolvimento humano.

O estudo do desenvolvimento humano no contexto da psicologia consiste na análise das mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo. A psicologia do desenvolvimento explora a maneira como diversos fatores biológicos, sociais e ambientais influenciam o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social dos seres humanos.
 As perspetivas de desenvolvimento humano são abordagens teóricas que visam explicar como os indivíduos mudam e crescem ao longo da vida. Entre estas perspetivas, destacam-se as seguintes: evolucionismo, perspetivas psicanalíticas, perspetivas humanistas, perspetivas maturacionistas, perspetivas psicossociais, perspetivas cognitivistas e construtivistas, perspetivas etológicas e de vinculação, perspetiva bioecológica e perspetiva life-span.


A teoria que vou apresentar, de Lev Vygotsky, é classificada como uma perspetiva construtivista. O construtivismo é uma abordagem teórica sobre a forma como as pessoas aprendem e desenvolvem o conhecimento. Esta teoria parte da ideia de que o conhecimento não é simplesmente transmitido de uma pessoa para outra (como num modelo tradicional de ensino), mas sim construído ativamente pelo próprio sujeito, com base na conjugação das suas experiências e interações.

O construtivismo de Vygotsky é denominado construtivismo sociocultural pois apresenta particularidades em certos aspetos, quando comparada a outras perspetivas construtivistas, como a de Piaget. Vygotsky acreditava que o conhecimento é construído ativamente e enfatizava fortemente o papel do ambiente social, da linguagem e da cultura no processo de aprendizagem.

Enquanto Piaget apresenta um construtivismo mais individual, centrado na ação da criança(no caso da psicologia do desenvolvimento infantil) sobre o meio, Vygotsky advoga um construtivismo mais social, centrado na interação com o outro e na cultura.

Lev Semionovitch Vygotsky

Lev Vygotsky foi um psicólogo russo que introduziu novos conceitos na área da aprendizagem, sendo um dos mais importantes o de Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP). O conceito de ZDP é aquele que vou aprofundar mais neste trabalho, no âmbito da sua teoria sociointeracionista.

A título introdutório, o sociointeracionismo de Vygotsky é uma teoria que propõe que as crianças nascem com funções psicológicas elementares e que, com a aprendizagem da cultura e com as experiências, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores. Assim sendo, esta teoria valoriza a importância da dimensão sociocultural no contexto da aprendizagem, dando relevância ao contexto histórico, social e cultural em que se insere o indivíduo.
 
O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal expressa a ideia de que, em qualquer idade, o potencial de compreensão e de resolução de problemas é superior à capacidade real de compreensão e de resolução dos mesmos.

A ZDP consiste, pois, na distância entre o nível atual de desenvolvimento(determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente) e o nível de desenvolvimento potencial (determinado pela capacidade de resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com outros sujeitos mais capazes).

Imagem que ilustra as 3 zonas de desenvolvimento apresentadas por Vygotsky. 
 Fonte da imagem: 
https://www.youtube.com/watch?v=33dvJXFfbpI&pp=0gcJCdgAo7VqN5tD</p> 

Conceitos essenciais:

  1.  Zona de Desenvolvimento Real: designa as funções mentais já adquiridas, resultado do ciclo de desenvolvimento já completado(ex: uma criança de 4 anos já consegue resolver um puzzle de 12 peças)
  2. Zona de Desenvolvimento Potencial: refere-se ao que o sujeito pode aprender com o outro, cuja aprendizagem se encontra num nível mais elevado(potencial); aquilo que ainda não conseguimos fazer, mas um dia podemos vir a conseguir(ex:a criança vir a resolver um puzzle de 24 peças);
  3.  Zona de Desenvolvimento Proximal: refere-se ao espaço entre o que já somos capazes de fazer sozinhos( zona real) e o que ainda podemos vir a desenvolver(zona potencial), isto é, as funções mentais ainda em processo de maturação. 

Apesar do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ter surgido perante o estudo de Vygotsky no âmbito da psicologia do desenvolvimento infantil, a ZDP aplica-se a todas as idades e a diversas situações de aprendizagem (para além da situação mais óbvia, que é a situação entre um aluno e um professor na qual ocorre o seguinte: um professor desafia o aluno para uma tarefa que este não se sente capaz de realizar,assim, o que o professor está a propor é precisamente que, com a sua ajuda, o aluno trabalhe a sua zona de desenvolvimento proximal, pois o professor acredita que na zona de desenvolvimento potencial do aluno está a capacidade para resolver a tarefa).
 
No contexto da psicologia do desenvolvimento infantil , a ZDP é um domínio psicológico em constante transformação e no qual a criança se desenvolve com o auxílio de outras crianças e de adultos experientes.
Através da interação estruturada com o meio (processos sociais e externos) e da interiorização (processos individuais e internos), é possível aproximar, de forma gradual, as capacidades reais das capacidades potenciais. Assim, Vygotsky defendia que não faz sentido promover a aprendizagem sem ter em conta a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para que a aprendizagem seja bem-sucedida, é fundamental que os desafios propostos não sejam nem demasiado fáceis, nem excessivamente difíceis. 

    • Exemplo de Zona de Desenvolvimento Proximal na educação (de crianças):

      Um estudante é capaz de realizar uma simples conta de somar quando trabalha com um professor ou um pai, mas fica frustrado quando executa a tarefa sozinho pois não a consegue realizar. Ao orientar o aluno de modo a que ele use ferramentas e estratégias e fazendo perguntas que o encaminhem para o raciocínio correto , o aluno é capaz de fortalecer o seu conhecimento e, eventualmente, fazer contas de somar de forma independente.
    • No exemplo desta imagem, podemos observar uma criança com dificuldade em atribuir as formas aos seus respetivos pares, resultando na atribuição errada das mesmas. Com a interação social com um adulto, que permitiu orientar o seu raciocínio, a criança passou a compreender o que era pretendido que ela fizesse naquela situação/tarefa e, eventualmente, conseguiu completar a tarefa de forma autónoma mais tarde.

    Para Vygotsky, a linguagem e o pensamento são dois conceitos-chave que contribuem ativamente para os processos educacionais, uma vez que a ZDP configura estratégias de desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo enquanto estudante, e do ser humano enquanto ser social e ser em contacto permanente com o mundo.

    Para concluir, apresento uma célebre frase de Vygotsky que resume o princípio central do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal e a ideia de que o desenvolvimento humano ocorre primeiro no plano social (com o outro) e depois no plano individual (através da interiorização): "Aquilo que a criança consegue fazer hoje com ajuda, será capaz de fazer sozinha amanhã."

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