"Overthinking"

(Trabalho extra)

"Overthinking", traduzindo "Pensar demais" é um problema bastante comum na sociedade atual, nomeadamente entre os adolescentes. Eu própria, lembrei-me de apresentar este tema quando estava a pensar demasiado acerca dos trabalhos que tenho que fazer para a escola, ou seja, quando estava "overthinking" acerca da escola. Ao passo que me lembrei deste tema, lembrei-me também da seguinte frase do célebre autor Fyodor Dostoevsky "To think too much is a disease", em português: Pensar demasiado é uma doença. Efetivamente, pensar demasiado pode tornar-se uma doença. Neste trabalho vou apresentar algumas informações acerca deste tópico( que é um aparte da matéria, acerca de um tema pelo qual revelo muito interesse: o tema da saúde mental). Eis a conclusão a que cheguei após uma pesquisa  cuidada:

Overthinking trata-se do ato contínuo e cansativo de pensar insistentemente, muitas vezes em coisas negativas. Este problema acaba por tornar-se preocupante pois deturpa o ato saudável de pensar, levando o mesmo ao extremo, injetando medos e inquietações inúteis e infundadas na mente. Todos estes pensamentos repetidos e obsessivos resultam na tentativa de antecipação de todos os cenários possíveis para uma determinada situação, muitas vezes colocando um ênfase nas hipóteses negativas. Tudo isto, como é evidente, tem um impacto negativo no estado mental e emocional das pessoas, o que resulta numa pessoa ansiosa, stressada descontroladamente e podendo agravar ou desenvolver doenças mentais como a ansiedade (generalizada ou social), a depressão, a perturbação de pânico e a perturbação obssessivo-compulsiva, por exemplo. Assim sendo, como comecei por referir, este hábito que parece inocente inicialmente pode acabar por resultar no desenvolvimento de uma doença mental, ou seja, de facto, «To think too much is a disease», já dizia o célebre escritor russo do século XIX, Fyodor Dostoyevsky, que mesmo sem saber tudo o que se conhece atualmente sobre saúde mental, já tinha a noção que o ato de pensar em excesso é algo doloroso e negativo.

Hoje em dia, o ato de pensar demais tornou-se bastante comum devido ao bombardeamento de informação que as redes sociais efetua, entre outros aspetos. O auge do «overthinking» é atingido quando começa a ter efeitos negativos na saúde mental da pessoa em causa, chegando ao ponto de a paralisar, ficando incapaz de tomar decisões pois está numa constante tentativa de prever todos os cenários possíveis, sendo paralisada pelo medo de algo correr mal. Para deixar este hábito perigoso, é necessário que a pessoa em causa reconheça um padrão e procure ajuda psicológica.

© 2024/25 Matilde Cardoso. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora