O que é a mente?
(Trabalho individual «extra»)

De modo a abordar( de forma mais ou menos profunda) todos os grandes temas apresentados na disciplina, deixo uma pequena reflexão sobre a pergunta «O que é a mente?»:
A mente, num sentido amplo, engloba todos os fenómenos intelectuais e psicológicos, ou seja, a totalidade organizada dos processos psíquicos e as componentes estruturais e funcionais das quais dependem, sendo o conjunto dos conteúdos emergentes do cérebro e da sua atividade. A mente cria os significados que atribuímos ao mundo e à nossa própria existência.
Durante muito tempo associou-se o conceito de mente à dimensão cognitiva do ser humano. Falar em mente humana era o mesmo que falar em raciocínio, dedução, abstração, juízos e conceitos.
Porém, com o passar do tempo compreendeu-se que o funcionamento mental não se reduz apenas à dimensão cognitiva e compreendeu-se que a mente humana implicava também a emoção, os sentimentos, a afetividade e a ação.
A partir desse momento, a mente passou a ser encarada como um sistema que integra os processos cognitivos e também os processos emocionais e conativos, sendo uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa e integrada.
Fica assim apresentada a trilogia da mente:
- Os processos cognitivos, que consistem na criação, transformação e utilização da informação recebida do meio no sistema sensorial, onde é tratada e armazenada;
- Os processos emocionais, que integram aspetos relacionados com a dimensão afetiva e sentimental;
- Os processos motivacionais, que coincidem com a energia usada na concretização de objetivos e resultam da articulação com a cognição e a emoção.
Em suma, a mente refere-se ao conjunto de processos mentais que envolvem pensamentos, emoções, perceções, memórias e consciência. No entanto, gostaria de esclarecer uma questão: mente, consciência e cérebro são conceitos distintos.
Mente, consciência e cérebro são conceitos que, não obstante se relacionarem uns com os outros, têm significados diferentes.
A mente, como já referi, é um conceito complexo e multifacetado que engloba diversas funções, sendo a responsável por processar informações, armazenar memórias, tomar decisões, regular emoções e controlar o comportamento. A mente é o centro de nossa consciência e personalidade, sendo fundamental para a nossa capacidade de pensar, sentir e agir no mundo.
A consciência é atualmente considerada pelos investigadores como sendo a noção que a cada momento temos de nós próprios, do nosso pensamento e do ambiente em que estamos. É ainda um mistério em muitos aspetos, mas alguns estudos sugerem que a consciência resulta de redes neuronais complexas que geram a experiência subjetiva.
O cérebro, por sua vez, é considerado a base biológica para o funcionamento da mente e da consciência, sendo um órgão físico localizado no sistema nervoso central, responsável pelo controlo das funções do corpo e pelos processos mentais.
Em suma, o cérebro é a parte física e a mente, a abstrata. A mente cria o pensamento, o cérebro cria a imagem, e a consciência integra ambos, permitindo a perceção subjetiva desses processos e a interpretação da realidade.
Assim, o conceito de «mente» foi obtendo um novo significado ao longo do tempo( variando consoante as teorias no âmbito da psicologia e filosofia) e , atualmente, o conceito é encarado como uma relação complexa entre diversos processos( cognitivos, emocionais e motivacionais), não podendo ser confundido com outros conceitos ( como o de consciência e cérebro).
Fontes de pesquisa:
- Manual «Nós de novo»;
-https://todasasrespostas.pt/o-que-e-a-mente-humana-e-como-ela-funciona;