
Hereditariedade ou meio? Qual dos fatores é mais relevante para o desenvolvimento e comportamento humano?
(Trabalho de grupo)
Ao longo do estudo do primeiro capítulo do manual( A genética), a pergunta " Hereditariedade ou meio?" tornou-se bastante comum.
Esta pergunta é de extrema relevância quando estudamos o desenvolvimento e comportamento humano, na medida em que é necessário compreender porque é que nos desenvolvemos e nos comportamos de uma determinada maneira: Será a influência da genética mais relevante em detrimento do meio ou vice-versa? Na minha opinião, é bastante lógico que depende de caso para caso e que tanto genética como o meio concorrem para o desenvolvimento humano.
No contexto da resposta a esta grande pergunta, fiquei encarregue de estudar o caso do célebre escritor Edgar Allan Poe, juntamente com a minha colega Clara Gomes.
O caso de Poe:
Para concluir, acredito que tanto a genética como o meio concorrem para determinar o desenvolvimento e comportamento humano, não obstante existirem alguns casos nos quais um dos fatores é mais relevante do que o outro. Em suma, ambos são relevantes e tudo depende do caso que está a ser analisado, sendo que tanto a genética como o meio influenciam continuamente a forma como pensamos, agimos e nos relacionamos.

Imagem gerada por Inteligência artificial que representa como a interação da genética com o meio resultam no desenvolvimento e comportamento de cada ser humano.

Encefalopatia de Wernicke.
Fontes:
-Manual;
-Informações do caderno diário-pesquisa realizada em conjunto;