A emoção
(2ºPeríodo)
Neste separador deixarei todos os trabalhos relacionados com o quinto tema do manual: «A emoção» no âmbito dos processos mentais, que se subdivide nos seguintes tópicos:
1.1.-O caráter específico dos processos emocionais;
1.2.-Dimensões biológicas e sociais destes processos;
1.3.-O papel destes processos na vida quotidiana.

Glossário(conceitos cruciais para os trabalhos apresentados):
- Emoção: Padrão de reação complexo, transitório, brusco e agudo, através do qual um indivíduo tenta lidar com um evento ou assunto pessoalmente significativo. Envolve elementos fisiológicos, cognitivos e comportamentais. É frequente distinguir-se emoções primárias (manifestadas e reconhecidas universalmente entre culturas, como o medo, por exemplo) de emoções secundárias (dependentes de experiência social para a sua construção, como o orgulho, por exemplo).
- Sentimento: Experiência mental e privada dos afetos e das emoções. Distingue-se da emoção pelo seu caráter subjetivo, avaliativo e cognitivo
- Marcador somático: Mecanismo automático que orienta e suporta decisões através da associação de sentimentos e emoções a determinados cenários, funcionando como um sistema de qualificação automática de previsão de situações adversas ou favoráveis.
- Motivação: Impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, envolve fenómenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.